O processo de arrecadação pelo ECAD tem 8 passos principais que passam desde a criação da música até o recebimento dos direitos autorais de execução publica por você. Esses passos, de acordo com o ECAD, são:


  1. A criação e registro da música - nesse momento é importante lembrar que, para ter direitos sobre sua criação é muito importante registrá-la como de sua autoria e ter o ISRC dela, você pode entender melhor o que é ISRC clicando aqui. 

  2. Manter seu repertório atualizado na sua associação - Como explicamos aqui, para receber a execução pública distribuída pelo ECAD é necessário se filiar a uma das associações administradoras e manter seu repertório sempre atualizado é muito importante para que receba por todas as suas músicas.

  3. A execução das suas músicas publicamente - Nesse momento seu trabalho é executado de forma pública em meios digitais e físicos contemplando internet, streaming, vídeos, shows e sonorização ambiente por exemplo. É a partir dessa exibição que você recebe os direitos autorais.

  4. Os direitos de execução são pagos - Por lei, os compositores, intérpretes e demais artistas detentores dos direitos autorais de uma obra musical devem ser remunerados pela reprodução do seu trabalho de forma pública, nesse momento, os responsáveis pela execução fazem o pagamento para o ECAD

  5. A captação das músicas - Nessa etapa o ECAD recebe dos usuários os relatórios com a quantidade de músicas, o nome dos artistas e os plays delas no mês anterior, a partir disso é possível continuar o processo de distribuição

  6. Identificação das músicas e artistas - Agora que o ECAD já recebeu as informações referentes às músicas e artistas, é possível identificar de qual associação cada um faz parte, e dessa forma, fazer a distribuição corretamente.

  7. O ECAD faz a distribuição - As associações listadas aqui, regulamentadas para receber os valores de distribuição do ECAD são pagas pela instituição de acordo com os valores e relatórios recebidos anteriormente.

  8. As associações pagam os artistas - Nesse momento, o dinheiro arrecadado com a execução do seu trabalho é distribuído e chega até você por meio da associação com a qual é afiliado e o processo se encerra.


Você pode conferir todos os passos detalhadamente clicando aqui.


O tempo para a execução de todas essas etapas varia de acordo com a categoria que cada empresa está cadastrada, no caso do Palco MP3 somos um streaming de música e vídeo, com isso a distribuição é feita a cada 3 meses. Você pode conferir todas as categorias e agenda de distribuição clicando aqui.


Caso ainda tenha dúvidas, é só entrar em contato pelos nossos canais de atendimento:

Envie uma mensagem clicando aqui

E-mail: contato@palcomp3.com

Redes Sociais: @palcomp3